Páginas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

A triste realidade da ANA - anorexia!

Mãe de filho com anorexia pede ajuda nas redes sociais.


Disturbio alimentar não é só problema de gente grande, as crianças também sofrem! Feliz a mãe e o pai que tem coragem de procurar ajuda.

Mateus, 4, e a mãe, Cristiane. O menino não come nada sólido.
Mateus, 4, e a mãe, Cristiane. O menino não come nada sólido.


É comum uma criança não comer de vez em quando. Algumas adoram tomate, outras detestam cebola. Umas amam abobrinha, fazem careta para o brócolis e por aí vai. No fim das contas, acabam comendo um pouco daquilo que gostam e outro tanto do que os pais querem que comam. Mas Mateus, 4, filho da pedagoga Cristiane Quintanilha, 36, não come nada. Na-da. Detesta qualquer tipo de alimento. Não come arroz e feijão, macarrão, pão, verduras e legumes. Semana passada, o menino foi a uma festa infantil. Não colocou nada na boca, nem aquelas guloseimas hipercalóricas que são amadas pela garotada e geralmente liberadas nessas ocasiões. Chocolate, hambúrguer, balas, sorvetes, cachorro quente, tudo dá ânsia de vômito no menino. Ele também sente nojo do cheiro e da consistência da comida que vê os outros comerem. Não suporta nem ver a família se alimentar. Mas nem sempre foi assim, conta a mãe. O filho de Cristiane comeu de tudo até o primeiro ano de idade.

Mateus Quintanilha ainda está vivo e dentro do peso considerado normal graças às mamadeiras enriquecidas com suplementos hipercalóricos feitas pela mãe. Muitas vezes recusa até essa mistura de leite, banana e açúcar, mesmo estando com fome. E começa a passar mal. “Tem queda de pressão, começa a suar frio, tem dores de barriga”, conta a mãe. Chega da escola, pra onde só vai se a mãe prometer que não será obrigado a comer, dizendo que está “famento”. Cristiane explica, pacientemente, que o remédio para a fome é comida, pergunta se ele quer se alimentar, mas o menino pede apenas água: “Se beber água eu vou ficar cheio, mamãe, e não vou precisar comer.”  Em situações extremas, Cristiane leva o filho ao pronto-socorro para tomar soro. Semana passada Mateus ficou três dias sem se alimentar e foi para o hospital.
Cristiana afirma ter tentado de tudo. Procurou nutricionista, pediatra, otorrino, psicólogo. Ouve conselhos e diagnósticos aos montes. “Já falaram que eu devia deixá-lo sem comer, porque o instinto é animal e ele ia pedir comida”, conta. Não deu certo. E a gastrite do menino piorou. No pronto-socorro sempre leva bronca. O último médico que atendeu Mateus disse que a mãe não pode permitir que a dieta do menino seja exclusivamente líquida, que o esôfago dele “vai estreitar”. “Eu não sei mais o que fazer”, desabafa a mãe, que sempre leva o filho ao supermercado para que escolha alimentos. “Iogurtes ficam na geladeira até vencer”, conta. Também já convidou o filho para cozinhar com ela. Sem sucesso. “Ele diz: mamãe, vou comer daqui a cinco dias”, conta. Mateus é pequeno, não tem noção de tempo e coloca prazos que nunca cumpre ao perceber o desespero da mãe. Cristiane chegou a bater alimentos no liquidificador, colocar em uma seringa e pedir que o filho abrisse a boca, para tomar um remédio. “Ele percebeu que não era e começou a gritar: Eu não gosto de comida! Eu não gosto de comida!”, lembra. Recentemente uma psicóloga diagnosticou Mateus com um transtorno alimentar, provavelmente anorexia.
O desespero de Cristiane fez com que a irmã, Camila Jaconi, tia de Mateus, fizesse um post no Facebook pedindo ajuda. “Nunca pensei recorrer a um meio de comunicação para solicitar ajuda, mas Mateus precisa comer, não sabemos o que fazer. Quero pedir a algum especialista que ajude Mateus, uma criança linda que não come”.  O post teve quase 3 mil compartilhamentos. Cristiane sente que nenhum dos profissionais que trataram do filho até agora acertou o caminho para que o problema seja resolvido. “Preciso descobrir qual transtorno alimentar ele tem. É mesmo anorexia? Preciso que alguém me ensine a cuidar do meu filho. Eu sinto que não tive até agora a orientação correta para agir com ele”, diz. “Meu medo é que ele desenvolva algo ainda pior”, completa.
Mateus 3
Cristiane resolveu vários e-mails de mães que passam por problemas parecidos, mas não tão graves quanto os dela. Muitos adultos que tiveram anorexia e já se curaram, reconheceram-se no pequeno Mateus. Ela espera, agora, receber o e-mail de algum médico ou psicólogo especialista em transtorno alimentar infantil, que realmente entenda o que ela está passando, que aponte caminhos. E que, principalmente, entenda que ela não tem culpa, pois já fez tudo o que estava ao seu alcance para que o filho se alimente e seja saudável.


Fonte: Estadão

Homem Aranha x Batman!

Na luta do bem com o bem, fico com os dois!!




Frio em Sorocaba!!


O frio chegou e com ele descobri que meus meninos cresceram!!

Essas crianças...

Desde que tive meu filho Pedro penso em escrever. Não apenas algo para as mães mas compartilhar com todos as alegrias, sustos, tristezas, emoções e até os momentos de raiva que todos os pais passam com seus filhos.
Cada filho é único, não dá para generalizar. Mas existem coisas que toda criança faz, sem exceções...quem tem filho vai se identificar, quem pensa em ter filhos...vai se surpreender!

Além disso, quem é de Sorocaba e região poderá conferir, aqui, dicas de passeios, programação cultural e outras atividades voltadas para a família, conferidas e recomendadas por mim.
Lilypie Kids Birthday tickers
babies