Páginas
▼
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
O prazer de ler um livro!
SEMPRE me perguntam o porquê de meus meninos terem aprendido a ler e a escrever tão cedo (5 anos)...se eu 'forcei', se 'obriguei', se fiz isso ou aquilo, mas SEMPRE com ar de recriminação, como se fôssemos MONSTROS!
Bom, eu leio e escrevo desde os 5 anos.
JÁ estou ALFABETIZADA em todas as minhas memórias...rsrs; sei qual foi meu primeiro livro (que li por inteiro), lembro de sempre ser chamada prá LER na frente da turma ou da escola quando eu estava no primário.
A LEITURA SEMPRE FEZ PARTE DE MINHA VIDA.
Por conta dessa paixão pelos livros, formei-me em TEOLOGIA, onde a gente lia PRÁ CARAMBA algumas dezenas de livros, estupidamente grossos, por ano. EU SEMPRE ADOREI e até hoje me vejo lendo 3 ou 4 livros diferentes ao mesmo tempo. Casei com um NERD, apaixonado pela leitura, como eu.
Meus filhos, OBVIAMENTE, seguiriam a mesma linha.
LEMOS PARA OS MENINOS DESDE A BARRIGA.
Sim! Lemos prá eles desde a barriga, assim como eu colocava música no fone prá eles ouvirem desde a barriga.
Antes de nascerem eles já tinham livros: livros de pano prá ficar no berço, livros de plástico prá 'brincar' no banho, livros interativos, com músicas, figuras, pop-ups, texturas...enfim, sempre tiveram a sua biblioteca. Hoje, quando vamos a um shopping A PRIMEIRA COISA QUE ELES QUEREM VER são livros! Entrar em livrarias e ficar lendo livros ou em bibliotecas e sebos e perder a noção do tempo É ALGO COMUM NA MINHA FAMÍLIA.
LEMOS POR PRAZER!
Além disso, sempre os incentivamos em cada passo, em cada descoberta e em cada curiosidade em relação à leitura. Nunca falamos com eles com linguagem de bebê, não deixamos que eles falem como bebês ou que falem o português errado, nunca demos chupeta nem mamadeira.
O resultado SÓ PODERIA ser esse: aprenderam a falar cedo e a falar bem; a leitura veio de forma natural assim como a paixão por ela. Sabem folhear revistas e livros desde sempre, (ao contrário de TANTAS CRIANÇAS que acham que o livro/revista é um tablet e tentam passar o dedo prá ver se a figura muda), entendem as histórias e sabem interpretar situações, bem como a formar diálogos e dar asas à imaginação diante de figuras sem texto. São inteligentes e rápidos no raciocínio.
INCENTIVE A LEITURA DENTRO DE CASA!
Você já comprou 01 livro, este mês, para seu filho?